Arte - alguns períodos dede a Pré-História ao século XXI
Períodos e movimentos da História da Arte.
Estudo dirigido
Professora Marcilma Carvalho
Disciplina: Fundamentos da Linguagem
Aluna: Osvânia A. F. de Oliveira
Artes Visuais
Brasília, outubro de 2014.
Introdução
O objetivo deste trabalho é de trazer um pouco mais de entendimento a cerca da Arte e de suas manifestações em diferentes períodos da história humana. E mesmo sendo um Estudo dirigido executado de uma forma rápida e sucinta, acredito, trará informações preciosas e esclarecedoras sobre os principais movimentos ocorridos na História da Arte. Faremos um estudo do ponto de vista cronológico, começando pela Arte na Pré-história, depois do aparecimento da escrita e até chegarmos ao século XX. Certamente alguns períodos ficarão de fora desta pesquisa, pois seguirei o roteiro sugerido pela nossa Professora e orientadora, Marcilma Carvalho. Arte Pré-histórica – Arte Primitiva (3000 -1000 a.C) Os exemplos mais antigos de arte na pré-história datam do Paleolítico Superior, quando os primeiros-artistas adornavam as cavernas com gravuras e pinturas. Os animais eram os temas preferidos e a figura humana era menos comum. A pintura era rudimentar e de difícil interpretação.
Fatos da época:
Paleolítico Inferior – Primeiras formas de seres humanos primitivos.
Paleolítico Médio – Era de Neandertal. 3800 a.C – Paleolítico Superior, período em que surgem o homem moderno e as primeiras pinturas rupestres.
1500 a.C – Período Madaleniano, nome que deriva do sítio de Madalene, na Dordogne, França. Época dos mais belos exemplos de pintura rupestre.
1200 a 3000 a.C – Período Mesolítico, ou Média Idade da Pedra.
Arte rupestre europeia: “Homem de Lascaux”. Descobertas em 1940, na França, essas pinturas são consideradas os mais belos exemplos de arte pré-histórica do mundo. (3000 -1000 a.C)
Arte rupestre australiana: Pinturas dos Wandjina descobertas em 1873 em Kimberley,