A Nova Economia
A nova economia
A revolução digital colocou uma serie de novos recursos nas mãos dos consumidores. As características dos consumidores de hoje em dia são:
Aumento substancial do poder de compra, pois basta um clique e os consumidores e compradores empresariais podem comparar características de um produto e preços dos concorrentes.
Maior variedade de bens e serviços disponíveis, as pessoas hoje em dia podem comprar praticamente tudo pela internet.
Grande quantidade de informações sobre praticamente tudo, como enciclopédias, dicionários, informações medicas, ler qualquer jornal de qualquer língua de qualquer país.
Maior facilidade em interagir e fazer e receber pedidos.
Capacidade de comparar impressões sobre produtos e serviços.
A nova economia também forneceu as empresas uma serie de novos recursos. Por meio da internet as impressas podem apresentar seus serviços e produtos, podem coletar informações mais completas sobre os mercados, clientes atuais ou até mesmo de seus concorrentes.
As empresas podem usar redes intranets para facilitar e acelerar a comunicação interna, permitindo a seus funcionários traçar informações entre eles, obter treinamento, recrutamento e para efetuar transações comerciais mais eficientes.
Os profissionais de marketing podem enviar anúncios, cupons, amostrar e informações de maneira eficientes aos clientes que os solicitam. O marketing procura identificar as necessidades humanas e sociais e atende-las.
Tarefas de marketing
Os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de dez grupos:
Bens – produtos tangíveis constituem a maior parte do esforço de produção e marketing da maioria dos países.
Serviços – à medida que as economias desenvolvem-se, uma proporção cada vez maior de suas atividades se concentra na produção de serviços.
Experiências – administrando de maneira integrada diversos serviços e mercadorias, podemos criar apresentar e comercializar experiências.
Eventos – profissionais