Interpreta O Da Analise Do Solo
4198 palavras
17 páginas
1. Introdução O milho encontra-se entre os cereais mais semeados em todo o mundo, estando este associado diretamente à alimentação humana e animal. Os fatores edafoclimáticos (solo e clima) são considerados os mais importantes para o desenvolvimento da cultura, bem como para a definição dos sistemas de produção. Assim como a maioria das culturas econômicas, o milho requer a interação de um conjunto de fatores edafoclimáticos apropriados para o seu desenvolvimento satisfatório. O milho é uma planta que necessita de calor e humidade para produzir satisfatoriamente e proporcionar rendimentos compensadores. Esta cultura desenvolve-se bem em zonas que apresentam uma boa distribuição das chuvas ao longo do seu ciclo, temperaturas médias diárias superiores a 19 ºC e temperaturas do solo superiores a 10ºC, sobretudo aquando da germinação e emergência das plântulas. As deficiências em humidade, temperatura e/ou nutrientes, próximo e durante o desenvolvimento da bandeira do milho, poderão levar a grandes perdas de produção.
Esta cultura adapta-se a diversos tipos de solo, desde que tenham uma boa drenagem. Exige solos com uma boa estrutura, nomeadamente no período de crescimento do sistema radicular, um enraizamento limitado em profundidade e densidade irá repercutir no crescimento das plantas, pela dificuldade de acesso à água e aos nutrientes contidos no solo. É uma cultura exigente em fertilidade do solo.
2. Interpretação da analise do solo A análise do solo é o instrumento utilizado para recomendar as necessidades de calagem e fertilizantes, melhorando as condições de fertilidade de um solo, para que as plantas encontrem os nutrientes que elas precisam para responder com altas produtividades. A análise interpretada foi coletada no estado do Rio de Janeiro (UFRJ), que possui de um modo geral solos relativamente pobres.Os solos mais propícios à utilização agrícola encontram-se na região das Baixadas Litorâneas, e em municípios do vale do rio Paraíba do