A Natureza e o Mecanismo da Neurose
Etiologia: atos de agressão praticados com prazer e de participação prazerosa em atos sexuais, ou seja, trata-se de atividade sexual.
A natureza: as idéias obsessivas são auto-acusações transformadas que reemergiram do recalcamento e que sempre se relacionam com algum ato sexual praticado com prazer na infância.
Curso:
1. Primeiro período – o período da imoralidade infantil.
Temos as experiências de sedução sexual – uma auto-acusação fica ligada à lembrança dessas ações prazerosas
2.
Período da doença – retorno das lembranças recalcadas.
Sintomas de compromisso – “retorno do recalcado”.
O conteúdo da representação é distorcido de dois modos: alguma coisa contemporânea toma lugar de algo no passado e, em segundo lugar, alguma coisa sexual é substituída por algo não sexual.
O que ocorre é que se introduz na consciência, como uma solução de compromisso uma representação obsessiva que aparece absurda.
Sempre que uma obsessão neurótica emerge na esfera psíquica, ela provém do recalcamento. O afeto da auto-acusação pode transformar-se em qualquer outro aspecto desagradável. Assim,
A auto-acusação por ter praticado o ato sexual na infância pode transformar-se em vergonha de que alguém o descubra, em angústia hipocondríaca medo dos danos físicos resultantes do ato que envolve a auto-acusação, em angústia social medo de ser socialmente punido pelo delito.
Defesa secundária – “medidas protetoras”
As ações obsessivas – contém uma defesa e nunca são primárias.
A defesa secundária contra as representações obsessivas ou desvia para outros pensamentos de conteúdo contrário - a ruminação obsessiva versa sobre coisas abstratas. Ou o paciente tenta controlar, ele próprio, cada uma das suas representações obsessivas, pelo trabalho lógico isso leva a – pensamento obsessivo, a uma compulsão atestar as coisas e a mania de duvidar.
A defesa