Fichamento A Sexualidade Na Etiologia Das Neuroses
Fernanda Souza
Para Freud (1898) a etiologia das neuroses se encontrava em fatores emergentes da vida sexual (p. 251).Por essa razão,destinou esforços para que isto pudesse ser reconhecido pela medicina, de modo que a investigação e a discussão dos fatores procedentes da vida sexual fizessem parte de seu dever e ética.
A morfologia das neuroses poderia ser traduzida em sua etiologia, e o conhecimento desta última levaria a novas indicações quanto aos métodos de cura.( p. 254)
Freud fazia uma distinção entre as psiconeuroses (histeria e obsessões) e as neuroses atuais (neurastenia e neurose de angustia) , as primeiras apresentando fatores etiológicos de natureza infantil e as outras, etiologia de tipo contemporâneo. Sendo que os acontecimentos e influências de toda psiconeurose se encontravam na primeira infância, motivo pelo qual os pacientes nada lembravam e sabiam a seu respeito. Diferente das neuroses atuais, cujos fatores etiológicos da vida sexual eram conhecidos pelos pacientes e pertenciam ao momento atual, ou seja, o período que se estende desde a maturidade sexual. ( O período da “maturidade sexual” não coincide com a puberdade, mas situa-se em época anterior – dos oitos aos dez anos. Nota da pág. 167). Segundo Freud, esta distinção era uma importante decisão a ser tomada na avaliação dos sintomas investigados.
Nessa perspectiva, a verdadeira etiologia das psiconeuroses se encontrava nas experiências infantis, especificamente nas impressões referentes à vida sexual. De acordo com Freud, no momento em que as experiências sexuais ocorrem, elas só produzem um efeito em um grau muito reduzido, de tal forma que muito mais importante seria seu efeito retardado, com desdobramento em períodos posteriores do crescimento. “Durante o intervalo entre as experiências dessas impressões e sua reprodução