A musica no processo educacional
RESUMO
A música na vida dos seres humanos é primordial. Ela tem acompanhado a história da humanidade ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções. Está presente em todas as regiões do globo, em todas as culturas, em todas as épocas, ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço.
A presente pesquisa trata de relacionar a música ao desenvolvimento da criança. A música na educação infantil vai além do cantar, mas a letra da mesma pode ser um instrumento de leitura e escrita. Ela estimula também o desenvolvimento psicológico da criança, pois contribui de forma significativa para que as crianças possam reestruturar suas emoções, alcançando um equilíbrio natural. Facilita também a liberação das fantasias, a criatividade, e atrás destas a criança pode se formar um ser mais feliz. Assim também o professor poderá realizar atividades usando a música em todos os momentos de sua aula na sua rotina e para acalmar as crianças.
Através da musicalidade o educador cria um ambiente favorável para que seus alunos aprendam com mais vontade e entusiasmo.
Palavra-chave: música, criança, desenvolvimento infantil, musicalidade.
INTRODUÇÃO
Durante todo o processo de aprendizagem, observando que ao longo da história da educação infantil pode se então, observar o quanto a música é um meio extremamente prazeroso na ambiente escolar. A música apresenta propriedades que facilitam a aprendizagem, oferecendo as crianças momentos de interação e alívio de stress.
Através da música a criança consegue expressar seus sentimentos, interagir com outras crianças tendo espontaneidade que possibilitam a troca de experiências e uma aprendizagem que vai além dos conteúdos formais. A aprendizagem é constituída através de um processo vivenciado por cada indivíduo que se agrega à experiências individuais. Além do que, a música alegra o ambiente e a alma.
Ao trabalhar com