A influência da educação musical na inteligencia das crianças
RESUMO
O artigo sobre a Influência da Educação Musical na Inteligência da Criança vem com o objetivo de disseminar a importância da música no contexto educacional.
Entende-se que a música está em si, presente em nossa sociedade e principalmente no contexto de educação inicial para as crianças.
Por esse motivo a música será abordada, para mostrar que além de proporcionar bem estar mental e físico, pode influir no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional, educacional e social da criança.
Palavras-chave: Música. Criança. Aprendizagem. Educação.
1 -RA: 2184508, Curso de Pedagogia, EaD Universidade de Santo Amaro, Módulo XI Pólo de Praia Grande
2- RA: 2197031, Curso de Pedagogia, EaD Universidade de Santo Amaro, Módulo XI Pólo de Praia Grande
INTRODUÇÃO
A educação do ensino de música está previsto de acordo com a Lei Federal 11.769, de 18 de agosto de 2008, para a educação básica. A implantação dessa nova Lei, certamente depende da participação de administradores escolares, professores, pais, estudantes, ou seja, da sociedade como um todo, que precisa estar consciente da relevância da música na formação educacional.
Entretanto, nota-se que este ensino tem sido deixado para trás, pois não é considerado como um ensino que enriqueça a qualificação do aluno pelas políticas públicas, pois para muitos, educação de música não visa aprendizado, mas sim diversão.
Nas escolas, a música não deve ser necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela pode integrar outros ensinos, como explica Clélia Craveiro conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação): "Antigamente, música era uma disciplina. Hoje não. Ela é apenas uma das linguagens da disciplina chamada artes, que pode englobar ainda artes plásticas e cênicas. A ideia é trabalhar com uma equipe multidisciplinar e, nela, ter entre os profissionais o professor de música. Cada escola tem autonomia para decidir como