Motivação e qualidade de vida
Motivação e Qualidade de Vida: Fatores que Influenciam no Desempenho dos Funcionários
Daniela Carnio C. Marasea (Unaerp) danicarnio@uol.com.br
Priscila Andrade (Unaerp) priandrades@yahoo.com.br
Resumo: Atualmente, observa-se que para obter bons resultados junto aos empregados as empresas devem cuidar dos estímulos oferecidos para que os mesmos respondam motivadamente. Deste modo, o objetivo do trabalho foi elaborar um programa motivacional, aplicando e verificando sua efetividade. Realizou-se um estudo de caso em uma empresa do setor comercial, envolvendo os empregados do departamento de vendas. Este programa foi dividido em duas etapas. Na primeira foram analisados os índices de vendas do mês anterior e posterior comparando-os com os meses no qual foi aplicado o programa. Um ano após a primeira etapa, foi aplicado questionário com a finalidade de avaliar a qualidade de vida oferecida pela empresa e a percepção dos empregados. A análise desta segunda etapa foi realizada através de estatística descritiva simples, priorizando freqüência e percentual de resposta. No período mês de aplicação do programa constatou-se entusiasmo das equipes. Observou-se um aumento no índice de vendas e uma melhoria no clima organizacional da empresa. No mês posterior a aplicação do programa houve declínio no desempenho dos vendedores.
Palavras-Chave: motivação, qualidade de vida no trabalho
1. Introdução
Há muitos desafios para o mundo empresarial. Um deles está relacionado à necessidade de uma força de trabalho produtiva, motivada e apta a enfrentar as competições e os conflitos existentes nos dias de hoje.
A valorização do capital humano é primordial nas empresas. Muitas vezes, os empregados são desvalorizados. Isto gera pensamentos e atitudes que vão ao desencontro dos objetivos da empresa. As pessoas deixam de "vestir a camisa", trabalham só pelo seu salário. Nesse sentido, o trabalho com as pessoas