Influencia Da Musica
“Na Grécia Antiga, a música estava presente em todas as manifestações da colectividade, tanto nas festas religiosas como nas profanas”.
Hoje, a música continua presente em nosso meio de diversas formas e mesmo sons do quotidiano podem ser usados para compor uma música, como o canto dos pássaros, o vento e até mesmo o som da água.
Dentre tantos significados que damos à música, não podemos deixar de lado os efeitos que esta proporciona como sentimento, emoção, provocação, parte de cada um de nós, pois o poder que a música exerce sobre nós é indiscutível. Quem nunca se emocionou ouvindo um som romântico e prazeroso, que invade nossas lembranças tocando todo o nosso interior? E como se ainda não bastasse, quando ouvimos um som alegre e agitado, sentimos vontade de expressar a alegria e nosso corpo reflecte a vontade de dançar e se mover.
Se para os adultos a música proporciona e provoca sensações distintas, para as crianças isso não é diferente. As crianças também sentem as vibrações do universo musical.
Desde cedo as crianças são expostas a diversos sons e ritmos. Isso acontece desde o momento em que estão no ventre de suas mães, permanecendo no decorrer de suas vidas.
Durante as diversas fases do desenvolvimento das crianças, assim como o desenvolvimento cognitivo, motor e afectivo, a música pode influenciar de forma positiva, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade, das expressões corporais e artísticas, da memorização e para a aprendizagem das crianças.
O comportamento social e afectivo pode ser estimulado com música, beneficiando as relações no âmbito escolar, tirando aquele aspecto de um lugar repleto de regras e transformando a escola em um ambiente mais alegre e receptivo fazendo com que as crianças se sintam mais a vontade no ambiente de