Como a música influencia as pessoas
Resumo: A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. Ela vem acompanhando a história da humanidade ao longo dos tempos exercendo as mais diferentes funções. Está presente em todas as regiões do globo, em todas as culturas, em todas as épocas: ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço.
Palavra – Chave: Musica, Exercícios físicos, Influência.
Desenvolvimento
A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Uma das definições da música é a combinação dos sons de maneira agradável ao ouvido. Desta forma, o som de uma cachoeira, do vento, das trovoadas, dos pássaros, a gota d’ água de uma goteira repercutindo em uma superfície de metal leve, a campainha da nossa casa em harmonia com outros sons formam a música que a natureza nos oferece. A música é uma força presente na natureza, que quando utilizada de forma positiva auxilia o ser humano a se harmonizar com suas emoções e pensamentos; ela é uma das melhores e mais saudáveis formas de entretenimento.
A influência da música é tão grande, que ela atua constantemente sobre nós acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sanguínea e no ritmo da respiração. A música exerce um poder muito grande sobre nós, podendo ser tanto positiva como negativa. Ela tem uma linguagem universal comum a todas as pessoas, tem o efeito de domínio do nosso pensamento, transmite emoções e sentimentos. A música tem o poder de nos transportar para as “alturas” ou para as “profundidades” da emoção. Seu poder é eficaz em relembrar nosso primeiro encontro amoroso, em nos persuadir a comprar, em nos tornar alegres ou tristes, em nos oferecer prazer e paz. Os autores Nathália Sixel Rodrigues e Carlos Alberto de Andrade Coelho Filho no artigo “Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas’’diz que: “No que se