A influência da música na vida das pessoas
Tendências e gêneros musicais Créditos da Imagem: Pixabay
Palavra de origem grega que significa ‘arte das musas’, a música está presente na vida das pessoas há muito tempo, sempre refletindo o período em que se encontra inserida. Porém foi no século XX que houve uma revolução nessa forma de expressão artística. Nessa época, surgiram diversas novidades, tendências e gêneros musicais. Os músicos começaram a investir em vários instrumentos e a criar canções inovadoras, as quais tiveram grande influência no modo de agir, pensar e falar das pessoas. São muitos os exemplos de grupos e cantores cujas composições foram marcantes, como os Beatles e os Rolling Stones, além de artistas brasileiros que buscavam retratar a situação cultural do país, como Caetano Veloso e Chico Buarque.
Além de representar uma forma de expressão de ideias e sentimentos, sobretudo, na adolescência (fase em que costuma servir como um desabafo social e pessoal), a música tem efeitos bastante positivos sobre o corpo e a mente. Estudos confirmam que ouvir determinadas canções após momentos estressantes ajuda a relaxar. O estilo clássico, por exemplo, pode fazer a pressão sanguínea ser reduzida a níveis controlados em pouco tempo. Além disso, é comprovado que ouvir música durante o trabalho ajuda a eliminar a tensão e a concentrar-se melhor, aumentando o desempenho. Há ainda outras pesquisas cujos resultados apontam que escutar sua canção favorita em períodos de dor pode elevar significativamente a tolerância a esse incômodo.
Para quem gosta não só de apreciar música, mas também de tocar e cantar, há diversos cursosonline gratuitos nessa área. Por exemplo, os Cursos de Teoria Musical e Canto Básico, oferecidos pela Prime Cursos, são ótimas opções para quem quer saber um pouco mais sobre o tema. Em Teoria Musical, são abordados assuntos como leitura e escrita de