A Importância da Música na Nova Geração
Waldicleyton Chaves de Carvalho
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE) waldicleyton.cc@hotmail.com Resumo: Este artigo discute a relação que as musicas do cotidiano influência no dia a dia das pessoas, podendo proporcionar um desenvolvimento capaz de despertar sentimento, emoção, maneiras de agir e etc. Sendo assim a musica causa um efeito em nosso celebro, um efeito misterioso chegando a influenciar hábitos inadequados, imaginações e até mesmo sensações corporais inexplicáveis.
Palavras-chave: Educação musical, conhecimentos, influências.
Introdução
Ouvir, cantar e dançar, é atividade presente na vida de quase todos os seres humanos, ainda que seja de diferentes maneiras, a música é um poderoso agente de estimulação motora, sensorial, emocional e intelectual, a linguagem musical está presente na vida dos seres humanos e a muito tempo faz parte de nossas vidas cotidiana. Desde o nascimento, tem necessidade de desenvolver o senso de ritmo, pois o mundo que nos rodeia, expressa numa abundância de ritmos evidenciados por diversos aspectos: no relógio, no andar das pessoas, no voo dos pássaros, nos pingos de chuva, nas batidas do coração, numa banda, num motor, no piscar de olhos e também na voz das pessoas mais próximas.
É necessário apreciar e analisar que tipo de contribuição pode ocorrer com o trabalho de musicalização, como isso pode acontecer e as influências que a mesma pode proporcionar na formação do desenvolvimento futuro dos seres humanos. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, rítmico, prazer de ouvir música, imaginação, memória, concentração, atenção, disciplina com aspecto bom ou ruim, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma