A influência da musica
Podemos usar como exemplo, as poesias cantadas que se originaram do trovadorismo que foi o primeiro movimento literário de Portugal no qual eram compostas poesias que poderiam ser de amor, amizade, escárnio e maldizer, todas acompanhadas de melodia.
No ano de 1964, o Brasil sofreu um golpe militar que deu origem á um regime ditatorial. Caracterizado pelo seu autoritarismo, o golpe fez com que os artistas oprimidos da época criassem musicas como forma de protesto. Caetano Veloso, Geraldo Vandré, Elis Regina e Chico Buarque são nomes que se destacam por comporem musicas que caracterizaram um momento histórico do país.
É um fato que a musica pode nos trazer sentimentos e emoções (boas e ruins) á tona, é uma influência tão rápida que chega até a ser inconsciente mas o bom é que pode-se utilizar essa influência a nosso favor e é o que os diretores de áudio pensam. Os diretores de áudio são os profissionais responsáveis pela trilha sonora de filmes e programas televisivos. Sendo este (a trilha sonora) responsável pela “manipulação de sentimentos” do publico fazendo com que apenas com uma melodia, cause determinada sensação no telespectador.
Fragmentos do livro “Cale-se, MPB e a ditadura” de Manu Pinheiro, reforçam a idéia de que a musica serviu – e serve -, como uma importante ferramenta de comunicação e expressão, carregando mensagens, de variados cunhos, com as palavras e frases que formam suas letras. E claro, transmitindo de uma forma bem mais vívida, emoções. Capaz de fazer com que sentimos felicidade, medo, apreensão, tristeza e surpresa, a música que muitas vezes passa despercebida, também desempenha seu papel no meio televisivo que acabamos por trazer para a nossa vida, afinal, quem nunca quis correr escadas a cima com “Gonna fly now”, de Rocky, tocando ao fundo?