a musica na educação infantil
A nova filosofia da Educação Brasileira exige dos profissionais da educação uma nova postura com relação ao ensino, um ensino que busca criar significados para o educando partindo de sua realidade para que a construção do conhecimento seja satisfatória e atinja os objetivos de se criar para o futuro, cidadãos críticos e capazes de prosseguirem nos estudos.
Partindo destes parâmetros é que este trabalho toma por base a música na educação infantil, destacando a importância de se trabalhar a inteligência musical defendida por GARDNER (MEC, 1999) e a inteligência emocional defendida por GOLEMAN (1995), na aquisição de uma aprendizagem eficaz.
A música por ser um instrumento de acesso fácil, tanto por parte da Escola como por parte do aluno, contribui com a mudança de comportamentos diante da aprendizagem da Língua Materna que se torna mais lúdica e mais prazerosa, pois ao trazer consigo ritmo, melodia, letra e poesia, traz também a sua peculiaridade de se apresentar, ora como instrumento de relaxamento, ora como instrumento de protesto e ora como instrumento de lazer, tornando-se uma ferramenta didática poderosa na alfabetização.
Através da música procura-se uma nova metodologia de ensino\aprendizagem que trabalhe a aquisição da Língua Materna através do que o educando traz para a escola com a maior competência, a sua oralidade. A oralidade que deve ser o início para a exploração da aquisição da língua escrita e que deve ser trabalhada de forma criativa e prazerosa.
Sendo assim este trabalho apresenta um estudo da música na educação explorando os seguintes tópicos:
- A história da música, na qual são abordados o processo musical desde a antiguidade até os dias atuais, a música no Brasil e os gêneros musicais.
- A música na educação, destacando a sua importância no processo de ensino\aprendizagem, apresentando conceitos para que se trabalhe com a música na escola e explorando o papel da música no desenvolvimento da criança;
- As inteligências