aaaa
Resumo
Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da música na educação, como um elemento significativo no processo de formação educacional. A música possibilita a criatividade e o desenvolvimento intelectual e interdisciplinar. Por meio de pesquisa literária, podemos avaliar os benefícios da música na educação, sua contribuição para harmonia pessoal e integração social. O texto é composto por três partes, sendo a primeira a linguagem musical e seu conceito, em sequencia sua história e por último seus benefícios na educação.
Palavra-chave: Música. Musicalização. Educação.
1. INTRODUÇÃO
A música já está no desenvolvimento da criança muito antes da sua alfabetização. A criança desde que nasce tem a relação com a música, com as canções de ninar e nas brincadeiras infantis. A música na educação não é apenas uma experiência superficial, mas também um processo de aprendizagem onde torna a escola um alugar mais alegre, também ampliando o conhecimento e a cultura dos alunos. Ela se expressa com a música e a dança.
O propósito é mostrar a importância da música na educação infantil. A introdução da música no ensino infantil tem como objetivo desenvolver a capacidade motora, auditiva e mental da criança.
A realização da pesquisa é qualitativa por isso o trabalho consiste de uma pesquisa de cunho bibliográfico.
2. O QUE É MÚSICA
Segundo Maura Penna (2012), a música pode ser considerada uma arte que tem como material básico o som. A música foi intencionalmente criada pelos homens, para expressar seus sentimentos, culturas ou expressões linguísticas.
“Assim se arte é um fenômeno universal, como linguagem é culturalmente construída, diferenciando-se de cultura para cultura” (PENNA, 2010, p. 23). Existem vários conceitos para música, mais de modo geral é uma forma de arte que se constitui em combinar ritmos e sons. Segundo Weingel (1988, p. 22 apud BARRETO e CHIARELLI, 2013, p. 2) a composição da música é:
Som: são as