Criatividade na Hotelaria
INOVAÇÕES EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
INTRODUÇÃO
Este material foi preparado para o minicurso “Hotelaria Criativa:
Inovações em Meios de Hospedagem”. Alguns artigos foram reunidos e discutidos com a finalidade central de mostrar que qualquer empresa hoteleira pode se beneficiar de ações e projetos criativos para o desenvolvimento do setor, atrair turistas e gerar renda.
Pensar e planejar a hotelaria de forma inovadora e criativa consiste na reflexão sobre o setor fora dos padrões convencionais e dos velhos conceitos. A criatividade versa na criação de maneiras de surpreender o cliente e superar suas expectativas.
Uma decoração criativa, um modo diferente de servir o café da manhã ou receber o hóspede, pode se tornar uma experiência inesquecível para o cliente, o que fará com que ele retorne e recomende o meio de hospedagem para o máximo de pessoas possíveis.
Tratando-se de uma atividade econômica, entende-se que a economia criativa possui fins lucrativos, no entanto, esses ganhos estendemse a todos os atores envolvidos, incluindo a comunidade local. Nessa perspectiva, apresentamos o conceito de turismo criativo. Por fim, trazemos casos inspiradores de inovação na Hotelaria.
Boa leitura!
2
CAPÍTULO 1 – TURISMO E ECONOMIA CRIATIVA
Turismo Criativo1 nada mais é do que pensar o setor de forma inovadora, fora dos padrões convencionais e dos velhos conceitos. Como atividade econômica,
todos
devem
ganhar:
empresários,
agentes,
operadores, órgãos de turismo, comunidade local, cidades, regiões e, principalmente, os turistas.
Partimos da premissa de que cidades e regiões criativas atraem mais turistas e negócios. Sem contar com os investimentos, beleza, movimento e visibilidade. E quando falamos em cidades ou regiões criativas não estamos fazendo referência apenas àquelas que têm na economia criativa seus principais trunfos. Mas também regiões que pensam e planejam o turismo de forma inovadora