A moreninha - autor, personagens principais e resumo
Joaquim Manuel de Macedo, nasceu no Rio de Janeiro em 1820. Em 1844 formou-se em Medicina no Rio de Janeiro, e no mesmo ano estreou na literatura com a publicação daquele que viria a ser seu romance mais conhecido, "A Moreninha", que lhe deu fama e fortuna imediata.
A Moreninha constituiu-se numa pequena revolução literária no Brasil imperial, inaugurando o romance brasileiro. O período Romantismo, teve suas principais características como o erotismo, a mulher vista com virtudes e pecados, o abolicionismo, a visão ampla e conhecimento sobre todas as coisas, a realidade social e a negação do amor platônico, com a mulher podendo ser tocada e amada.
Estudiosos da obra macediana observam que a protagonista do romance, Carolina, é uma clara alusão à personalidade e ao comportamento de Maria Catarina de Abreu Sodré, sua esposa.
Em sua obra, Joaquim Manuel de Macedo descreve com linguagem simples e raro senso de observação os usos e costumes da sociedade carioca de seu tempo, e a vida familiar e privada daquela época, quando o país ainda estava nas primeiras décadas de sua independência: as cenas triviais da rua, os preconceitos sociais, as festas, a economia doméstica, os saraus familiares, as conversas de comadre, as pequenas e grandes intrigas, os ciúmes mesquinhos, os namoros até certo ponto ingênuos de estudantes e donzelas, que quase sempre acabavam em casamento feliz.
Além de A Moreninha, Macedo escreveu ainda outros dezessete romances, dezesseis peças de teatro e um livro de contos.
A moreninha teve duas adaptações para o cinema e duas para a televisão. A primeira adaptação foi para o cinema, produzido em preto e branco e sem som em 1915. Em 1965, foi produzida uma telenovela pela Rede Globo, em 35 capítulos. Em 1970, foi adaptado para um filme musical. E depois em 1975, foi produzida uma telenovela também pela Rede Globo, dividida em 79 episódios (havia também entrechos de outra obra do autor Joaquim