A Moreninha - Analise Literária
O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas o século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Neste trabalho iremos falar sobre o romance de Joaquim Manuel Macedo, chamado ‘A Moreninha’, que conta a história de amor entre Augusto e D. Carolina. É um livro muito importante, pois é considerado o primeiro romance romântico brasileiro.
Elementos estruturais da narrativa
Enredo:
A história tem como um dos focos principais uma aposta feita por quatro estudantes de medicina. Um deles, Augusto, é visto pelos amigos como inconstante nos sentimentos e namorador. Pois, segundo ele, não consegue amar uma mulher mais de três dias. Mas tudo isso muda, a partir do momento que Felipe o convida para passar o fim de semana em uma ilha, na casa de sua avó. Felipe também convida mais dois de seus amigos, Fabrício e Leopoldo. Mas não pense o leitor que só eles estarão lá, pois não é. Quando chegam à Ilha, se deparam com outras pessoas, são elas: Carolina, conhecida mais como Moreninha, irmã de Felipe, e outras duas primas.
Não conformado com a forma de viver, levar a vida sentimental inconstante do amigo, Felipe sugeri que se ele, Augusto, se apaixonar por uma mulher, única, por no mínimo 15 dias, ele deverá escrever um romance. Este romance seria o relato de toda a história, do começo, meio e fim, de seu amor duradouro. Mas, Augusto, por ter vivido a vida inteira com sentimentos breves e superficiais, acaba falando que não passará por isso.
Sucederão vários fatos, acontecimentos que o levarão a mudar de alvitre a cerca da proposta feita pelo amigo, pois ele acaba apaixonando-se e de casamento marcado com Carolina. Como foi desafiado a escrever o romance, porque ele deveras se apaixonou, ele o escreve e diz, como está