DCNTs Resumo
As doenças cardiovasculares, são responsáveis por cerca de 31% de mortalidade, correspondem a primeira causa de morte. O câncer vem em segundo lugar com cerca de 16%. As doenças respiratórias são a terceira causa de mortalidade, com 5,8% e o quarto é o diabetes mellitus, corresponde a cerca 5,2% de óbitos.
Os fatores de risco para tais doenças são bastante prevalentes e muitas vezes encontram fundamentação cultural, sendo os mais importantes: sedentarismo, tabagismo, hipertensão, obesidade e alcoolismo.
Além dessas, entram também nas DCNTs a hipertensão e o AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Uma característica das DCNTs é que elas ocorrem muito mais em idosos do que em relação a outras faixas etárias.
A enfermagem é responsável pelo processo educativo, educação em saúde e o monitoramento da doença. Acompanhar a evolução da doença. O nosso papel é incentivar, para que a pessoa não desista do tratamento, para não botar a perder tudo que já conquistou. O principal papel é educativo, na orientação, respondendo certas dúvidas. Já que a pessoa tem a doença, então ela deve aprender a conviver com ela da melhor forma. A doença crônica é um processo longo, precisa de educação para que as pessoas consigam superar algumas dificuldades para conviver com a mesma. A enfermeira tem papel fundamental em auxiliar o paciente no controle dessas patologias, isto é, com a prescrição de cuidados específicos para cada patologia. Geralmente as pessoas têm pouca informação a respeito de doenças crônicas, a gente vê que profissionais da saúde prescrevem, mas não alertam o paciente. Então o papel principal do enfermeiro