Análise Literária do livro A moreninha
1 – Biografia do Autor: Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí (RJ). Estudou medicina, mas trocou a profissão pelo jornalismo. Iniciou sua carreira na literatura com “A Moreninha” (1844), obra denominada por ele de “criança travessa e impertinente”. O livro conquistou um grande público e Joaquim continuou a escrever suas obras. Apesar do sucesso obtido por outros livros, como “O Moço Loiro” (1845) e a “Luneta Mágica” (1869), Joaquim nunca abandonou a carreira de professor no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Foi professor até mesmo dos filhos d Princesa Isabel e foi deputado pelo Partido Liberal.
2 – Movimento literário a que pertence: A obra “A Moreninha” pertence ao estilo Romantismo, esse por sua vez tem como características o uso excessivo de metáforas, palavras estrangeiras, frases diretas e comparações. Nesse estilo os temas mais abordados eram: amores platônicos, a idealização da mulher, acontecimentos históricos nacionais, a morte e seus mistérios, etc.
3 – Personagens: Augusto é um estudante jovem, inteligente, alegre e namorador. Possui variados princípios morais, no início de sua juventude, fez um juramento amoroso que de início impediu sua relação com Carolina, esse impedimento fará com que aconteçam diversos fatos até o final da história. Carolina é uma menina de quatorze anos, dos olhos escuros, cabelos pretos, inteligente, sapeca, esperta e persistente em tudo o que almeja. No fim da história ela revela para Augusto que era ela para quem ele jurou amor eterno.
4 – Ambiente: A história acontece principalmente na ilha a qual pertence à D. Ana, avó de Carolina. A ilha cuja não aparece o nome no livro possui ruas pavimentadas que vão até a casa principal. Há também uma gruta de água cristalina e é lotada de lendas, uma delas é a de quem beber daquela água não sai da gruta sem antes encontrar seu grande amor.
5 – Foco Narrativo: A narrativa está em terceira pessoa, onde o narrador é observador. Ex.: