Letras
Letras
Mayra Reche de Melo
Professora: Paola de Carvalho Buvolini
Literatura Brasileira
Resenha critica sobre a importância da periodização literária no ensino Médio
Lins 2011
Romantismo
No Brasil a leitura não é algo muito comum, justamente porque os brasileiros não possuem este hábito.
A maioria dos professores e educadores tentam incentivar os alunos a ler, pois a maioria dos jovens, principalmente, não gostam de ler, e hoje a leitura é essencial, através dela, adquirimos conhecimento e informações de tudo.
Quando se fala em literatura é pior ainda, pois as obras literárias de fato não são fáceis de entender, devido ao fato da época em que se foi produzida.
A literatura, nos mostra como era antes, isto é, os problemas que se passavam na sociedade na época em que foi escrito, ou seja, os autores escreviam isso para que a sociedade pudesse refletir e mudar a situação. Por este motivo, a literatura tem sido mais um componente presente em provas de vestibulares, pois além de trazer conhecimento da época em que a mesma foi escrita, faz a gente refletir nos dias de hoje também.
Estas obras literárias explicam o que aprendemos nas aulas de História, um grande exemplo é a escravidão, que aprendemos tanto na disciplina de História quanto em geografia, e as obras literárias provam isso, alguns autores escreviam sobre a escravidão.
Nos vestibulares, as obras literárias mais comuns são:
O cortiço, Aluísio de Azevedo;Vidas secas, Graciliano Ramos;Noite na taverna, Álvares de Azevedo;Senhora, José de Alencar e dentre outras.
Ë importante aprendermos a periodização literária no Ensino Médio porque a nossa vida hoje está relacionada ao inicio de todas elas por causa dos laços maternais, históricos,