A moreninha de joaquim manuel de macedo
Bibliografia :
O autor Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí em 1820. Em 1844 formou-se em Medicina no Rio de Janeiro, e no mesmo ano estreou na literatura com a publicação daquele que viria a ser seu romance mais conhecido, A Moreninha que lhe deu fama e fortuna imediata.
Sua obra é extensa e fez grande sucesso na época. Havia, entre os críticos, o argumento de que ele abusou do sentimentalismo, muito ao gosto popular, daí seu enorme sucesso de público. Os críticos, entretanto, não negam que Macedo foi cronista aberto e analítico do Rio de Janeiro do final do Império.
Sua grande importância literária está no fato de ser considerado um dos fundadores do romance no Brasil e, certamente, um dos principais responsáveis pela criação do teatro no Brasil. A Moreninha certamente foi considerada a primeira obra da Literatura Brasileira a alcançar êxito de público e é um dos marcos do Romantismo no Brasil.
Lançado em 1844, A Moreninha é tido como o primeiro romance publicado no país, embora tenha sido precedido por O Filho do Pescador, de Teixeira e Sousa, que, entretanto, é tido como uma obra menor, desenvolvida a partir de um enredo pouco articulado e confuso.
E algumas de suas principais obras são
A moreninha (1844)
O moço loiro (1845)
Os dois amores (1848)
Rosa (1849)
Vicentina (1853)
Resumo do Enredo:
A história de “A Moreninha” gira em torno de uma aposta feita entre quatro estudantes de medicina na cidade de Rio de janeiro no fim da primeira metade do século XIX. Um deles, Augusto é dado pelos amigos como namorador inconsciente. Ele mesmo diz aos colegas que é incapaz de amar uma mulher durante três dias. Um de seus amigos, Filipe convida juntamente com mais dois colegas Fabrício e Leopoldo, a passarem o fim de semana em uma ilha, na casa de sua avó D. Ana. Junto, também estarão suas duas primas e a irmã de Filipe, Carolina, mais conhecida como “Moreninha”. E por causa da fama de Augusto como namorador,