Respiração x rendimento profissional
A Visão da Bio Cibernética Bucal
A Bio Cibernética Bucal é a sétima escola oclusal (um conceito odontológico). Desenvolvida no fim da década de 60 por dois cirurgiões dentistas, Dr. Mário Baldani e Dr. Denisar Lopes Figueiredo, tem como pilar de seu conceito que a boca, além das funções de mastigação, trituração, fonação, paladar e estética tem a função primordial de manter a sustentação da postura do ser humano.
Determina que o adequado desenvolvimento do sistema estomatognático (boca) é fundamental para a postura humana, pois esse é de suma importância para o posicionamento fisiológico da língua e o reflexo da deglutição. Sendo assim, o posicionamento espacial da língua, que delimita e ordena a morfologia (forma) das arcadas dentárias é fator fundamental na manutenção do eixo humano, repercutindo sobremaneira nos aspectos físico e comportamental do indivíduo.
O ato de respirar inicia-se pela aspiração feita pelo nariz. Quando isso ocorre, o ar é filtrado, aquecido e umidificado, para que, depois disso ocorra a respiração, ou seja, as trocas gasosas feitas nos pulmões, onde o organismo absorve o oxigênio e libera gás carbônico e outros elementos que devem ser eliminados do corpo.
Caso isso não ocorra, inicia-se um processo que pode prejudicar bastante a qualidade de vida do ser humano, tanto da criança como do adulto. Este processo pode prejudicar os sistemas: postural, digestivo, respiratório, circulatório, etc., e também o processo de cognição e rendimento profissional, influenciando também em aspectos psicológicos e comportamentais da criança e do adulto.
Entre as características físicas dos respiradores bucais, estão:
* face alongada, estreitamento da face ; * lábios entreabertos, devido à musculatura hipotônica; * mandíbula retraída devido à falta de estímulos; * cabeça protruída ( projetada para frente); * hiperlordose; * boca sempre ressecada ou seca; * apinhamento