Transmissão por correntes
Neste trabalho apresentaremos as características, áreas de atuação, história e dimensionamento da transmissão mecânica por correntes e engrenagens. Esse sistema, confiável e de fácil instalação, é amplamente utilizado na indústria tanto para transmissão de força como para transporte de materiais.
TRANSMISSAO POR CORRENTES E ENGRENAGEM
As áreas de aplicação do sistema de transmissão mecânico por correntes e engrenagens é grande e atinge várias indústrias:
A indústria automotiva: corrente de transmissão de comando de válvulas, bombas de injeção, eixos diferenciais, bombas de óleo.
A indústria agrícola: Além do serviço de transmissão, estas correntes são utilizadas para efetuar o serviço de transporte em colheitadeiras automotrizes, semeadeiras.
Correntes com elos que parecem cinturões para transportar garrafas de todos os tamanhos são usadas na indústria de bebidas, de doces e balas, assim como no ramo de laticínios. Existe também as correntes que carregam consigo uma chapa de vinil na parte de cima do elo externo. Essa corrente é muito usada na indústria de remédios e nos laboratórios, pois a chapa de vinil transporta com segurança e não estraga de forma alguma a embalagem dos remédios.
As rodas ou polias dentadas para correntes são geralmente mais estreitas que as de engrenagem comum, e os dentes possuem um formato mais adequado ao encaixe dos elos ou rolos das correntes.
A corrente de rolo é tão flexível como as engrenagens de módulos; apresenta satisfatória confiabilidade e facilidade de instalação, desde uma simples transmissão industrial até as exigentes condições de operação encontradas no acionamento de uma sonda para prospecção de petróleo.
As correntes de rolo proporcionam as seguintes vantagens:
-Não escorregam, ou seja, mantêm constante a relação de transmissão;
-Rendimento da transmissão