TRANSMISSÃO EM CORRENTE CONTINUA
No mundo hoje são utilizados dois tipos de transmissão de energia de alta tensão o em Corrente Alternada o mais utilizado no mundo pois é mais econômico e viável e este que iremos ver agora o sistema de transmissão em Corrente Continua de alta tensão.
Os sistemas de corrente contínua em alta tensão (CCAT ou em inglês HVDC) são uma alternativa para a transmissão de grandes blocos de energia (acima de 1500 MW) a longas distâncias (acima de 1000 km).
Os sistemas de corrente contínua também são utilizados no intercâmbio entre dois sistemas defasados ou em frequências diferentes (por exemplo, Brasil e Argentina ou Brasil e Paraguai). Veja um pouco mais sobre esse tema no neste trabalho.
Desenvolvimento
Thomas A. Edison: Americano, grande inventor do século 19. Baseava-se muito no processo de tentativa e erro para desenvolver seus projetos, ignorando a teoria. Desenvolveu vários dispositivos que influenciaram a vida humana em todo o planeta e, além disso, foi o criador da Corrente Continua.
Nikola Tesla: Nascido no Império Austro Húngaro, atualmente pertencente à Croácia. Desde sua infância, destacou-se pela descomunal inteligência e criatividade exacerbada. Inventor nato e detinha um grande conhecimento teórico e, além disso, o criador da Corrente Alternada.
Guerra das correntes O sistema de corrente alternada foi escolhido pela praticidade do uso de transformadores e custo inferior dos geradores e motores. O uso de corrente alternada permite que a energia seja transmitida, elevando-se a tensão com transformadores. Como o desenvolvimento da eletrônica de potência, o aumento da demanda e as distâncias entre geradores e centros de carga, a proposta de corrente contínua torna-se viável.
Um dos principais fatores para se utilizar o CCAT é o baixo custo das linhas aéreas em corrente contínua mas para se ter essa economia é necessário ter uma mínima distância acima de 1000 km pois a economia obtida nos cabos das linhas é maior do que os custos