Resenha sobre Educaçao Corporativa: Poder de treinamento nas organizaçao
Tarcisio Campanholo2
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o conceito, surgimento, evolução, aplicabilidade e importância da educação corporativa, através da Gestão do Conhecimento nas Universidades
Corporativas. As organizações estão inseridas em um ambiente globalizado, de extrema competitividade e com necessidade contínua de aprendizado e excelência, onde o desenvolvimento organizacional torna-se um diferencial competitivo sólido, capaz de transformar a atitude e o resultado das empresas. Diante desta nova realidade, ações educacionais embasadas na criação do conhecimento, assim como a utilização do conceito BA, transformam ações práticas e comportamentais em solidez, continuidade e bons resultados. As principais conclusões convergem para o desafio, diante do paradoxo, da aplicabilidade do conhecimento, como caminho para a busca de melhores resultados futuros.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Conhecimento Tácito e Explicito. Universidade
Corporativa.
INTRODUÇÃO
Nas organizações, a busca da melhoria constante tem exigido modificações em práticas e processos organizacionais, particularmente nas áreas que dependem de competências individuais ou coletivas. O esforço por promover o conhecimento nas organizações acabou convergindo para o conceito de Gestão do Conhecimento (GC) que encontrou apoio tanto no ambiente acadêmico quanto no empresarial. Este apoio veio caracterizado na diversidade de estudos, quer mostrando o valor ou a localização do conhecimento organizacional, quer empreendendo um esforço de sua criação, desenvolvimento, compartilhamento e difusão (SOUZA, 2006).