Iso 9000
A ISO (Organização Internacional de Normalização) é o organismo que desenvolve e publica as normas de gestão de qualidade, gestão ambiental e também é responsável por cerca de 18.200 normas internacionais para negócios, governo e sociedade.
ISO 9000 são normas de gestão da qualidade que podem ser aplicadas a todas as organizações, independente da área de atuação ou porte.
Destina-se as empresas interessadas em implementar um sistema de gestão da qualidade, seja por exigências dos clientes, para demonstrar a sua capacidade de atender aos requisitos dos clientes de forma sistemática ou porque a empresa pretende melhorar sua eficiência e eficácia no atendimento de seus cliente.
O objeto deste estudo é a ISO 9001:2008; norma principal que apresenta requisitos de gestão de qualidade que compõem o sistema de gestão da qualidade estabelecido como modelo pela ISO, e que tem por finalidade a certificação de sistemas da qualidade segundo seus requisitos.
Duas outras normas que complementam o entendimento dos requisitos estabelecido na ISO 9001:2008 são:
* ISO 9000:2005: Sistema de Gestão de Qualidade – Fundamentos e Vocabulário. * ISO 9004:2000: Sistema de Gestão da Qualidade – Diretrizes para Melhoria de Desempenho.
O modelo de gestão ISO 9001:2008 baseia-se nos princípios de gestão estabelecidos pela qualidade total. Para se ter um entendimento global sobre este modelo de gestão, deve-se abordar os oito princípios de gestão fundamentais para a implementação dos requisitos de gestão da qualidade estabelecidos pela ISO. São eles (NBR ISO 9000:2005):
1. Foco no cliente: é fundamental para entender as necessidades dos clientes, os seus requisitos para atender as suas expectativas; 2. Liderança: estabelecem unidade de propósito e rumo da organização; 3. Envolvimento de Pessoas: o total envolvimento das pessoas permite melhor aproveitamento das suas