Piaget
O enredo do romance A Moreninha é bastante simples: Augusto, Leopoldo e Fabrício, jovens estudantes de medicina, vão passar o dia de Sant’Ana em uma certa ilha, de propriedade da avó de Filipe, um de seus colegas, Augusto, que se dizia incapaz de se apaixonar por muito tempo apenas por uma mulher, faz uma aposta com Filipe: se ficasse apaixonado por uma jovem durante quinze dias ou mais, assumiria o compromisso de escrever um romance contando tal paixão. Nos dias em que fica na ilha, sente-se atraído pela simpatia de Carolina, a Moreninha, irmã de Filipe.
O tempo passa e Augusto volta outras vezes á ilha ara visitar a moça. Apesar de apaixonado por ela, confessa-lhe que está preso ao juramento de fidelidade feito a uma menina, quando tinha 13 anos, mas cujo nome desconhece e de quem nunca mais teve notícia. O amor por Carolina, entretanto, supera esse compromisso e ele está disposto a casar-se com ela.
No final, para a resolução feliz do aparente conflito, descobrem que eles são as duas crianças que juraram fidelidade muitos anos atrás. Augusto ganha o amor de Carolina, mas perde a aposta com Filipe. Quando lhe perguntam sobre o romance que irá escrever, ele responde que já está pronto e que se chama A Moreninha.
FONTE: Livro: Estudos de Literatura Brasileira
Autor: Douglas Tufano, 1948
POSTADO POR ANDRÉ, MONIQUE E ROBERTA ÀS 11:08
REAÇÕES:
28 COMENTÁRIOS:
Elaine dos Santos21 de março de 2009 13:04
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Responder
Elaine dos Santos26 de março de 2009 18:37
Gostei do novo perfil!!!
Gosto demais de vcs...bjs :)
Responder
Respostas
jamytam18 de outubro de 2012 09:38 vc é uma idiota,,,,Elaine dos Santos
Responder
André, Monique e Roberta26 de março de 2009 19:39
Brigada prof Elaine, também gostamos muito da senhora.. :) Estamos adorando esse novo jeito de aprendizado.. beeijoss
Responder
Heverton30 de maio de 2009 13:13
Massa de mais HEN.