A Mesoamérica antes de 1519
Portilla, Miguel Leon.
BETHELL, Leslie. História da América Latina Vol.1: América Latina Colonial.
O texto conta a história dos povos que habitavam na Mesoamérica antes dos primeiros contatos com os europeus. Apresenta sua localização, que fica entre as Américas do Sul e do Norte, bem como sua extensão geográfica.
Esse primeiro capítulo pretende, delinear rapidamente o desenvolvimento dos povos e das altas culturas da Mesoamérica antes do estabelecimento dos mexicas (astecas) no vale do México (c.1325), bem como examinar as principais características da organização política e socioeconômica e as realizações intelectuais e artísticas durante o período de predominância (séculos XIV e XV) dos mexicas (astecas); e, em terceiro lugar apresentar uma visão geral da situação reinante na Mesoamérica às vésperas da invasão européia (1519). (Pag 25).
A Mesoamércica nos é apresentada como a “região que talvez revele maior diversidade ecológica e geográfica do que qualquer outra, apesar de ter uma história geográfica complexa”. “... Suas regiões que são bem tropicais se beneficiam com as planícies bem irrigadas de regiões vizinhas”. (Pag.26).
Os povos mesoamericanos do norte tiveram sua existência várias vezes ameaçadas pelos beliscosos chichimecas que viviam em sua grande maioria no norte árido.
Há uma certa divergência sobre inicio de sua pré-história, pois de acordo com o texto de Miguel Portilla Léon, o primeiro homem pisou no continente em 35000 a.C, onde também existem relatos de que a chegada do homem se deu em 20000 a.C, apesar dos fósseis humanos mais antigos encontrados apresentarem uma data máxima de 9000 a.C.
Nesta região antigamente moravam apenas caçadores e coletores de alimentos, o que mostra como se deu aos poucos a produção de alguns primeiros alimentos, vindo muito depois a produção da cerâmica.
“Achados em várias cavernas de Sierra de Tamaulipas e em Cozcatlán (Puebla) mostram como pouco a pouco os antigos coletores