Resumo De America I
Soustelle incorpora em sua obra certos anacronismos para esclarecer alguns pontos da civilização asteca. Utiliza títulos nobiliárquicos até então conhecidos somente na Europa para descrever os mexicas. Diferencia os dignitários de plebeus ao considerá-los a aristocracia asteca.
A pesquisa arqueológica é de grande importância na civilização asteca: cerâmicas, utensílios, armas, esculturas foram descobertos em abundância. Os mexicanos queimavam seus mortos e por isso não se possui fonte sobre seus túmulos. Monumentos que resistiram a destruição espanhola foram poucos. Já a documentação escrita é muito rica, os mexicanos eram estudiosos e muito curiosos a respeito de si mesmos e após a conquista grande parte de suas memórias foram traduzidas do nahuatl para a língua espanhola.
Um dos pontos que mais se destacam na obra de Jacques Soustelle é a sua concepção de interrupção da civilização asteca. O autor demonstra grande pesar pela destruição da cultura dos mexicas, umas das mais ricas e importantes que o mundo já conheceu e aborda em algumas passagens a forma cruel e bárbara com que os espanhóis