A américa que os europeus encontraram
Fichamento...
Os primeiros capítulos de uma história da América Latina dizem muito á respeito dos povos que nela habitavam antes do primeiro contato com os europeus. Isso é particularmente válido no caso da Mesoamérica.
Situada entre as vastas massas de terra continental da América do Norte e da América do Sul, a Mesoamérica ( com 906 mil quilômetros quadrados) apresenta um aspecto nitidamente ístmico com várias características geográficas notáveis, como os golfos de Tehuantepec e de Fonseca do lado do Pacífico e a península de Yucatán e o golfo de Honduras do lado do mar dos Caraíbas. Essa região revela talvez maior diversidade ecológica e geográfica do que qualquer outra, tem uma história geológica complexa.
Embora a Mesoamérica se localize nos trópicos, a complexidade de seu relevo e a variedade de suas formas de terreno, solos e sistemas de drenagem, aliadas aos efeitos dos ventos e das correntes marítimas, resultam numa diversidade de clima, vegetação e vida animal. As sub-regiões realmente tropicais da Mesoamérica compreendem as planícies bem irrigadas de Veracruz e Tabasco.
As principais sub-regiões de montanhas Sierras (as montanhas de América Central) e as duas grandes mesas, ou planaltos, do centro e do sul, embora se localizem na região tropical, tem clima e vegetação temperados.
A vegetação limita-se em geral a uma diversidade de cactos e alguns capões de arbustos, no entanto de modo geral o norte árido sempre foi o lar permanente dos beliscosos chichimecas que várias vezes ameaçaram a existência dos povoados mesoamericanos do norte.
A pré-história remota, no caso das Mesoaméricas, tem início por volta de 35000 a.C., quando aparentemente o homem chegou pela primeira vez ao continente através do estreito de Bering. Existem alguns testemunhos da provável presença do homem , por volta de 20000 a.C, na região ocupada pelo México atual. No entanto os fosséis humanos mais antigos, descobertos no sítio