Europeus
Quando os europeus chegaram ao Continente Americano, no final do século XV, já o encontraram ocupado por vários povos. Como os Maias na América Central, os Astecas no México e os Incas no Peru. Existe uma América rica e desenvolvida juntamente com uma América pobre e subdesenvolvida. A colonização iniciou-se com as primeiras viagens marítimas, que proporcionaram o ‘’descobrimento’’ do continente Americano .Em 12 de Outubro de 1492 o navegador Cristóvão Colombo descobre a América e em 22 de Abril de 1500 o navegador Pedro Álvares Cabral descobre o Brasil.
Quando chegaram na América, os europeus se depararam com condições geográficas, culturais e sociais muito diferente das suas. Pelo fato de terem grandes diferenças, a forma de que os europeus colonizaram a América ocorreu de maneira variada, adequando-se a região e a população de cada lugar.
A ação colonizadora europeia também pode ser considerada uma ação exploradora, na qual os europeus utilizaram-se dos mais variados artifícios para alcançarem seus objetivos. Nesse sentido alguns historiadores alertam para a desigualdade existente entre as relações sociais que se estabeleceram na América.
Durante a colonização expandiram o poder econômico a metrópole, visando o acúmulo de metais preciosos e a exploração de produtos primários que pudessem bons lucros na Europa.
Os portugueses também vieram para a América com o objetivo de expandir a fé católica e viabilizar formas de enriquecer o estado. Porém, o interesse pela terra que haviam conquistado aconteceu depois de 1530, pois antes o comércio e expansão estavam localizado no Oriente. Durante o século XVI o comércio de especiarias com as Índias foi o foco da Metrópole portuguesa. Costumavam dar objetos para os Índios, como o espelho, para explorarem. Assim, o Brasil de manteve como um entreposto comercial entre a Metrópole e o rico comércio com as Índias, conhecida como ‘’rota da pimenta’’.
A única riqueza que encontraram