Fundamentos sociológicos da educação
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Centro de Educação á Distância
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE
Este trabalho apresenta a disciplina ATPS, de Sociologia da Educação e da Pedagogia na formação do aluno, do Curso de Pedagogia da Uniderp Anhanguera Educacional.
A ORIGEM DA SOCIOLOGIA
A sociologia surgiu no século XVIII por meio de dois grandes acontecimentos naquele período, assim constituindo-se a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, aonde veio surgir a sociedade moderna, as quais ocasionaram profundas transformações tanto na área econômica, politica e cultural das sociedades existentes até então. As tensões econômicas e sociais integraram o todo das transformações ocorridas no mundo, que foram refletidas na constituição da sociedade, alterando as suas relações de poder, convivência e sobrevivência.
A sociologia surgiu para compreender as novas formas de sociedade, suas estruturas e formas de organizações, porém seu objeto de estudo engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as camadas sociais, as culturas e os seus valores, incluindo também instituições e associações. A sociologia tem a função de observar os novos fenômenos que surgem por meio das relações humanas.
A sociedade, à partir de então, constituiu-se por meio de duas classes sociais: a burguesia e o proletariado, baseada na exploração imposta pela primeira à segunda classe, ou seja, era a primeira que ditava as regras, detinha o capital financeiro. Novas formas de poder foram estabelecidas e as instituições sociais passaram a apresentar características de um novo tempo, aumentando as tensões sociais (HOBSBAWM, 1998). Portanto; [...] o crescente individualismo que a nova ordem social propiciava e a necessidade de fortalecer a educação moral da juventude, como estratégia de contenção dos individualismos e do favorecimento