A america que os europeus encontraram
A America que os Europeus encontraram, trata-se de um texto no qual Peregalli, aponta fatos, a America passa a ser o sujeito e os europeus tornam-se o objeto, ao afirma tal ponto de vista, entende-se que o autor acredita na idéia de que com a palavra “descobrimento”, nos remete de que os povos da America não tinham uma historia antes dos europeus chegarem a America. Iremos abordar nos parágrafos seguintes tais pontos.
Os conquistadores espanhóis talvez tenham protagonizado o maior choque de civilizações da história da humanidade. Causando assim um grande genocídio na historia das Américas, desse encontro grandioso temos inúmeros relatos contados a partir da visão européia do mundo. Mas o conhecimento mais aprofundado sobre os povos pré-colombianos exige muito mais do que um simples olhar sobre esses relatos.
A compreensão do modo de vida dos Astecas, dos Maias ou dos Incas, passa necessariamente pelo entendimento do modo de produção tributário, que de maneira geral regia os costumes, a política e a religiosidade desses povos. A transição de uma sociedade sem classes para uma sociedade de classes estava em curso no momento da chegada dos europeus e claramente estava se dando em diferentes estágios de desenvolvimento por toda a América. O excedente da produção na América pré-colombiana foi responsável, assim como em outras civilizações do velho mundo, pelo desenrolar cada vez mais complexo das relações sociais, políticas e econômicas. Contudo, deve-se ter muita cautela ao fazer comparações entre as etapas da evolução européia com as da evolução pré-colombiana, pois não há uma sequência simplista na escala evolutiva econômica. Além disso, não se pode ignorar o fato de que com a chegada dos europeus houve uma interrupção abrupta em vários patamares da vida social dos povos conquistados. ~
Ao lermos a obra de peregalli, percebemos que antes da chegada dos europeus, estava acontecendo um