A MENTE EM FOCO
Cabeça vazia, lar da atenção
1. O PROBLEMA
Para começar a se concentrar, é uma boa usar técnicas de relaxamento. Segundo especialistas em meditação, nosso cérebro trabalha normalmente em uma frequência muito alta, lidando com uma grande quantidade de informações.
2. O MEIO
O primeiro passo é baixar o fluxo dos pensamentos a um nível parecido com a meditação. Para isso, foque na respiração. Preste realmente atenção no ar que entra e sai, na quantidade e intensidade. Assim você esvazia o cérebro.
3. O FIM
O exercício mais difícil é focar em um ponto estático. Imagine a chama de uma vela e tente controlar o movimento com a mente. O desafio aqui é pensar em nada - o que é bem difícil. Nossa cabeça preenche espaços com pensamentos.
TECNOLOGIA: A CILADA
O vilão a seu favor
1. POR ORA
A tecnologia é amiga do foco. Baixe o Focus-booster, um aplicativo que marca o tempo das suas tarefas. A cada 25 minutos, ele dá 5 para descansar. Há apps, como o Self-control ou o Freedom, que bloqueiam sites que distraem, como o Facebook ou o twitter.
2. PARA O FUTURO
M.I.T., Stanford e Universidade da Pensilvânia têm usado lasers para melhorar a concentração em ratos (e em breve, a sua). A ideia é sincronizara vibração de neurônios para que não se distraiam com estímulos visuais e mantenham o foco.
AS TENTAÇÕES DO DIA A DIA
Dicas práticas
1. Procure trabalhos que exijam o limite das suas habilidades. Quanto mais difícil, mais você terá que se concentrar e seu cérebro permitirão menos brechas para a distração.
2. Transforme trabalhos chatos em jogos com etapas a serem vencidas. Acumule pontos e aí se dê prêmios, como descansos ou pausas para o cafezinho.
3. Aprenda a delegar. Em vez de aprender tudo sobre um novo celular que você quer, deixe que um amigo que entende mais do assunto escolha para você.
4. Estabeleça uma rotina. Não misture tarefas. Tome café na hora do café, fique com seus filhos na hora determinada para isso e só