As leis vencedoras do marketing- al riaes- resenha
552 palavras
3 páginas
No vídeo "As leis vencedoras do marketing" o consultor de marketing Al Ries descreve algumas leis básicas para a gestão e o sucesso de uma marca. Para ele marketing é basicamente criar uma marca-através de comunicação e publicidade- e fixa-la na mente dos possíveis clientes. E tudo depende da maneira como se faz publicidade e de como se comunica. Ele define princípios estratégicos que mostram como conquistar o mercado e manter-se competitivo. Essa leis seriam: Liderança; categoria; mente; percepção; foco; dualidade; opostos; extensão de linha e sinceridade.
A primeira lei, liderança, é a que diz que se sua marca for líder em qualquer categoria, ela será sempre a primeira na mente do consumidor. "É melhor ser o primeiro do que ser o melhor". E se não puder ser o primeiro, estabeleça uma nova categoria para que seja o primeiro, essa é a lei da categoria, que pode ser na diferença de preço, tamanho ou qualquer outra coisa. "É mais fácil criar uma categoria do que convencer o público de que seu produto é melhor."
Outro ponto é a terceira lei, que diz que é melhor ser o primeiro na mente das pessoas do que no mercado. É preciso lançar uma campanha maciça para que a marca seja a primeira na mente das pessoas.
"O Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção", segundo a lei da percepção, de Al Ries, na qual ressalta que o produto não se vende por si só , não há uma forma lógica e precisa de se comercializar um mesmo produto no mundo todo, porque as percepção mudam de consumidor pra consumidor.
Segundo a lei do foco, o mais poderoso conceito de marketing é representar uma palavra na mente de suas clientes, ou seja, quando a marca torna-se quase que sinônimo da palavra. Como, por exemplo, as marcas Bombril e Gillette.
Para Al Ries, o marketing é uma batalha que se transforma em uma luta entre dois participantes e a estratégia de quem quer o segundo lugar é determinada pelo líder, essas são a lei da dualidade e a do oposto, consecutivamente. E