biografia de Paulo freire
Paulo Regis neves Freire nasceu em 19 de setembro d 19921 na cidade do Recife, Pernambuco. Foi alfabetizado pela mãe, após crise de 1929 mudou-se com a família para a cidade de Jaboatão, na época uma das regiões mais pobres do País, onde passou por muitas dificuldades de sobrevivência.
Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos de idade, Paulo Freire começar a estudar Direito na faculdade de Direito do Recife (Pernambuco). Enquanto cursava a faculdade, casou-se com a professora primária Elza Maria Costa Oliveira, com quem teve cinco filhos e começou a lecionar língua portuguesa no colégio Osvaldo Cruz.
No ano de 1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do Sesi, onde também foi superintendente. Em 1958 participa de um congresso educacional na cidade do Rio de janeiro, nesse congresso apresenta um trabalho importante sobre educação e princípios de alfabetização.
De acordo com suas ideias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e politica.
No começo de 1964, foi convidado pelo presidente João Goularte para coordenar o programa nacional de Alfabetização. Logo após o golpe militar, o método de Alfabetização de Paulo Freire foi considerado uma ameaçar á ordem pelos militares. Foi preso e exilado na Bolívia, seguiu para o Chile e Suíça, onde continuou produzindo conhecimento na área da Educação.
Em 1980, depois de 16 anos de exilio, retornou ao Brasil, Lecionou na universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).
Durante a Prefeitura de Luiza Erundina, em São Paulo, exerceu o cargo de secretário municipal da Educação. Depois deste importante cargo, onde realizou um belo trabalho, começou a assessorar projetos culturais na América Latina