Paulo Freire - Biografia
Paulo Reglus Neves Freire, nasceu em Recife PE, no dia 19 de setembro de 1921.Estudou no colégio Oswald de Andrade onde ministrou aulas de Português e conheceu Elza Maia Costa Oliveira, com quem se casou e teve 5 filhos. Formou-se em Direito, mas não seguiu carreira. Tornou-se um ícone da área da educação conhecido mundialmente por dedicar-se à alfabetização e discussões sobre as práticas de ensino. Com o golpe de estado de 1964, Paulo Freire foi exilado e teve de deixar o Brasil durante o regime militar, porém não parou de escrever seus livros e defender suas idéias. Contribuiu para o ensino também em outros países. Retornou ao Brasil em 1979 e continuou a escrever seus livros, como Pedagogia da Esperança (1992) e À Sombra desta Mangueira (1995). Assumiu cargos em universidades, recebeu grandes prêmios como Educação para a Paz (das Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (da Organização dos Estados Americanos, 1992) e se tornou secretario municipal de educação da prefeitura de São Paulo
Morreu de infarto no dia 2 de maio de 1997, em São Paulo.
Metodologia
O método de Paulo Freire é formado por etapas em que, primeiramente, os alunos exploram as palavras do vocabulário do grupo, exemplificando situações dentro da realidade dos mesmos e respeitando sempre a linguagem de cada um. Dentro dessa discussão os alunos selecionam os assuntos e criam situações abordando esses temas, sempre dentro da sua realidade, como problemas sociais, locais, nacionais. Os temas devem ser significativos e de conhecimento do grupo para que todos participem.
Posteriormente, são criadas fichas para definir a ordem e o roteiro do debate, e fichas de composição fonética para auxiliar na silabação e fonética das palavras. O professor deve ser um mediador dessa discussão, observando as dificuldades dos alunos para que ele possa trabalhar em cima delas.