estudante
Os fungos são onipresentes na natureza e suscitam problemas de importância diversa em variados setores das atividades humanas, por isso a Micologia desdobrou-se em múltiplas especialidades com reflexos em vários ramos da indústria, envolvendo produtos químicos e farmacêuticos, comestíveis, laticínios, bebidas alcoólicas de todos os tipos, devido em grande parte, às propriedades fermentativas das leveduras.
O Reino Fungi compreende os organismos eucariontes, heterotróficos que se alimentam de nutrientes absorvidos do meio, com espécies unicelulares e multicelulares formadas por filamentos denominadoshifas. São conhecidos popularmente por: leveduras (fermento), bolores, mofos, cogumelos e orelha-de-pau. Existem espécies de vida livre ou associadas (em simbiose) com outros organismos, como porexemplo, os liquens, uma relação harmônica interespecífica de fungos e algas. Contudo, algumas espécies são parasitas, mantendo relações desarmônicas com plantas e animais. A maioria é saprofágica,alimentando-se da decomposição de cadáveres.
A classificação dos quatro Filos obedece a critérios reprodutivos (diferença entre as estruturas reprodutivas), com ciclo de vida em duas fases: uma assexuadae outra sexuada.
Dessa forma, o Reino Fungi se subdivide nos Filos: Ascomycetes, Phycomycetes, Basidiomycetes e os Deuteromycetes. É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espéciesespalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente As culturas apresentam-se com variadas colorações: negra, vermelha, ama-rela, branca, acastanhada, verde etc.A maioria dos fungos vivem nos mais diversos substratos da natureza e são isolados do: solo seco, pântanos, troncos apodrecidos ou nas frutas, leite, água, poeira.
CLASSIFICAÇÃO E REPRODUÇÃO
Os fungos verdadeiros serão encontrados na 12ª divisão: Eumycophyta. A divisão Eumycophyta subdivide-se, por sua vez, em 4 classes: Ficomicetos, Ascomicetos, Basidiomicetos e Deuteromicetos ou Fungos