A luta pelo direito
A vida do Direito é a luta, a luta de povos, de governos, de classes e indivíduos e o seu objetivo é a paz. A luta é um meio de conseguir essa paz
O direito não é mero pensamento mas força viva.
Como por exemplo o símbolo da justiça, que em uma mão contem a balanceia a justiça e na outra a espada para defende-la.
O direito sobrevive apenas em um cenário de conflitos , se todos agissem com verdade, sinceridade, lealdade, inocência e fé piedosa. O direito não teria o porque existir, a força da espada seria desnecessária.
Todos podem, devem participar e precisam participar
O direito sempre foi conquistado através de luta, sempre teve e sempre terá um tempo de turbulência e um de calmaria, porque para um desfrutar da paz outro teve que lutar para conquista-la.
Apresenta também outro tipo de luta, aquele mais lento, que como a linguagem, não necessita de esforços violentos, imperceptível e indolor, pois é a própria verdade, devagar, mas com segurança. O direito apresenta dois aspectos, tanto o objetivo, tanto o subjeitivo. O objetivo se trata das leis editadas pelo Estado, já, a subjetiva é a atuação da norma do direito em determinada pessoa. O direito concreto(ou subjetivo), uma vez concluído, exige duração ilimitada. Em caso de alterações do direito (feitas por lei), muitas ficam restritas ao próprio direito, se conflitam, podendo assim ser substituído por outros mais perfeitos. Com o direito atual, os interesses de milhares de indivíduos e classes uniram-se, para preserva-los e evitar que fossem violados. Direito que não conseguirá mais facilmente arrancar do povo, já que, existe na sociedade algo natural, um instinto de alto-conservação. O direito é como saturno que devorava os próprios filhos, só se rejuvenesce quando elimina o próprio passado.
O direito,deverá , sem sessar, procurar o melhor caminho e, quando o tiver encontrado, deverá quebrar as barreiras com o oque encontrar em seu caminho.
A luta pelo direito