Trabalho De DHCP E Firewall
Hugo Henrique
Italo Butinholi Mendes
Matheus de Souza
Philipe Borges
Ramon Pereira
Professor: Victor Ribeiro Neto
Servidor DHCP
Introdução
Dynamic Host Configuration Protocol, ou simplesmente Protocolo de Configuração Dinâmica de Computadores.
O DHCP é responsável por fornecer configurações TCP/IP (endereço IP, gateway, DNS, etc) automaticamente para cada computador da rede, ou seja, com um servidor DHCP torna-se desnecessário a configuração manual de cada um dos computadores de uma rede.
Este recurso é particularmente interessante, quando alteram-se os endereços de uma rede com frequência, ou para garantir que os computadores da rede terão sempre a configuração atribuída pelo servidor DHCP. Sem o uso do DHCP, o administrador e seus utilizadores teriam que configurar, manualmente, as propriedades do protocolo TCP/IP em cada dispositivo de rede (genericamente denominados hosts). Com o uso do DHCP esta tarefa pode ser completamente automatizada. O uso do DHCP traz diversos benefícios, dentro os quais podemos destacar os seguintes: Automação do processo de configuração do protocolo TCP/IP nos dispositivos da rede. Facilidade de alteração de parâmetros tais como Default Gateway, Servidor DNS e assim por diante, em todos os dispositivos da rede, através de uma simples alteração no servidor DHCP.
Eliminação de erros de configuração, tais como digitação incorreta de uma máscara de sub-rede ou utilização do mesmo número IP em dois dispositivos diferentes, gerando um conflito de endereço IP.
Para o perfeito funcionamento de um computador ligado a uma rede Internet, não apenas precisa-se configurar o seu endereço IP, mas também uma série de outros para metros de rede. Um cliente DHCP busca encontrar um ou mais servidores DHCP que possam fornecer os parâmetros desejados, para que sua maquina possa ser automaticamente configurada.
Embora não seja o único parâmetro indispensável, o endereço IP é, sem dúvida, o mais