Teste Uniformidade Piv Embrapa Ronaldo F

1882 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BIOENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

UNIFORMIDADE DE APLICAÇÃO PIVÔ CENTRAL

Sete Lagoas
2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BIOENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

UNIFORMIDADE DE APLICAÇÃO PIVÔ CENTRAL

Trabalho relacionado à aula Prática sobre uniformidade de irrigação, como requisito parcial á disciplina de Irrigação, referente ao primeiro período de 2015.

Professor: João Carlos
Aluno: Ronaldo França Teixeira Neto

Sete Lagoas
2015

Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
1. MATERIAL E MÉTODOS 6
2. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
3. CONCLUSÃO 13
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1. INTRODUÇÃO

Do dia 25 a 29 de maio ocorreu a 8ª Semana de Integração Tecnológica (SIT), evento anual realizado pela Embrapa Milho e Sorgo, localizada em Sete Lagoas-MG. Durante o evento foi lecionado um minicurso que dentre os tópicos estava o teste de Uniformidade de Aplicação em pivô central, do qual foi montado o teste, porém por motivo de queda de energia não pôde ser feita a coleta de dados sendo esta feita posteriormente por funcionários da Embrapa Milho e Sorgo.
O centro de pesquisa possui 5 pivôs centrais de áreas diferentes usados para plantio de experimentos dentre outras atividades de pesquisa. O sistema de irrigação por pivô central foi desenvolvido no estado do Colorado – EUA no ano de 1952 e hoje só o Brasil irrigada uma área de aproximadamente 710 mil hectares por este sistema (CHRISTOFIDIS, 2006). O pivô central consiste em um sistema de irrigação com movimento circular composto por uma torre central e um braço único composto de outras torres que gira em volta de um eixo fixo. O comprimento deste braço pode variar de 200 a 800 metros, construído por tubos metálicos que fazem o transporte de água e conectados por juntas flexíveis. A distância entre as torres de varia de 24 a 76 metros, das quais cada uma possui sistema de propulsão

Relacionados