PROJETO INTEGRADOR
PROJETO INTEGRADOR III
ALUNO: BRUNO DE LIMA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PASSOS-MG, JUNHO DE 2015
RESUMO
O uso intensivo de Sistemas de Informação aparece como uma solução para a integração das atividades de projeto em AEC, permitindo que decisões sejam tomadas ainda nesta fase e evitando retrabalhos em obra. Neste sentido, esforços têm sido realizados para padronizar conceitos e terminologias de AEC, permitindo a troca e armazenagem integrada de informações, como as normas ISO 12006-3 e IFC. Ambas são baseadas na linguagem EXPRESS, assim como o padrão industrial STEP. Entretanto, as representações de informação usadas na indústria de produtos não são adequadas para a Engenharia de Software, onde as representações semânticas envolvem não somente a representação estrutural da informação, mas também a representação comportamental.
INTRODUÇÃO
A indústria de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) enfrenta problemas típicos do baixo desenvolvimento tecnológico no processo de projeto de produção. Isto se deve principalmente à dificuldade de integrar, de forma produtiva e a baixo custo operacional, as atividades relacionadas às diferentes disciplinas de projeto.
O uso intensivo de sistemas de informação (SI) aparece como uma solução para a integração das atividades de projeto, permitindo que decisões sejam tomadas ainda nesta fase e, consequentemente, reduzindo custos e o índice de retrabalho. Busca-se a integração entre plataformas CAD e sistemas de gestão de projetos, custos, materiais, e repositórios de documentos, entre outros. Neste sentido, esforços como o padrão IFC e a norma ISO 12006-2 têm sido realizados para padronizar conceitos e terminologias de AEC, permitindo a armazenagem e a troca integrada de informações entre as diferentes disciplinas de projeto. Tanto o padrão IFC como a ISO12006-2 apoiam-se na linguagem EXPRESS para a representação da informação,