A lUTA PELO DIREITO
RESUMO
Primeiramente para Ihering o direito é uma idéia prática, e ele possui uma antítese. O fim e o meio. Tal idéia é responsável por separar a luta e a paz.
“O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui-lo é a luta”. Ihering diz que o direito é uma luta incessante que nuncaacaba e como é do interesse coletivo, todos devem participar.Diz também que o direito não é idéia de lógica mais sim de força:
-“o símbolo do direito, a estátua da JUSTIÇA, como é descrito no sustenta em uma mão a balança, o lugar onde o direito é pesado, e na outra mão empunha a espada, que serve para fazê-lo valer. A ESPADA SEM A BALANÇA É FORÇA BRUTA E A BALANÇA SEM A ESPADA É O DIREITO IMPOTENTE, UMA COMPLETA A OUTRA. O DIREITO REINA, QUANDO A JUSTIÇA EMPREGA A FORÇA DE EMPUNHAR A ESPADA DE MODO IGUAL À HABILIDADE DE MANEJO DA BALANÇA.” O direito tem como finalidade a paz, mas o meio que é empregado é a luta, que é uma luta eterna. Nem toda a lei, tem seusefeitos concretos, assim ficando o lado abstrato, alguns dos motivos para tal, é a falta de uso, falta de realidade para com a sociedade. Ihering afirma que as leis sofreram muitopara serem colocadas em práticas mesmo as mais simples. Com o sacrifício é que o povo consegue que o direito seja forte em sua comunidade. Para uma pessoa rever o seu direito o que eladeve fazer? Lutar ou Abandonar? Essas perguntas o autor coloca no livro “A Luta pelo Direito”, caso lute, irá ser uma guerra para conseguir a paz e o direito, caso a pessoa tenharesolvido abandonar, ele jogará o seu direito no lixo, para que ele preserve a paz. Ihering deixa mais do que claro, que temos que brigar pelos nossos direitos e coloca-los acima dequalquer valor pecuniário, porque é a nossa defesa moral, e só assim o direito prevalecerá. O direito de todo cidadão não é só pelo material, mas também pelo moral.
O autor também deixa claro que somos responsáveis por nossos direitos, e ele sempre será oriundo da