a luta pelo direito
1. Para Ihering, a luta é uma dimensão cotidiana e constante na vida de cada indívíduo. Argumente, explicando o que o autor quiz dizer com esta afirmação e como isso se processa no dia a dia.
2. Tomando o texto do autor por base, construa com suas palavras qual é a finalidade do direito e por quais razões o conflito faz parte da estrutura jurídica, materializada nas relações humanas...
3. O autor apresenta duas dimensões de luta em seu trabalho. Identifique estas dimensões e explique por quais motivos foram colocadas nesta obra, considerando o ser humano em ação permanente.
4. Em quais asspectos esta obra se mostra atual. Justifique
RESPOSTAS
1) Ihering diz que a luta pela existência é um instinto de toda criação e que a defesa do direito é um dever da conservação moral de cada indivíduo. Logo, o homem luta pela sua existência em razão da sua própria pessoa e do seu sentimento de justiça. Portanto, existir para Ihering é sinônimo da luta pelos seus direitos. Deste modo, a luta é uma dimensão cotidiana e constante na vida de cada indivíduo, e está inteiramente interrelacionada com a existência do mesmo.
2) O direito tem como objetivo e finalidade alcançar a paz; todavia o meio para obtê-la é a luta, que na verdade será uma luta eterna e permanente na existência do homem. Sendo assim, o direito estimula o exercício da liberdade, ou seja, o ato de conflitar, a fim de chegar a uma solução em prol da justiça.
3) Ihering, aborda duas dimensões de luta, no sentido objetivo e no subjetivo. Sendo assim, o sentido objetivo é o ato normativo, aquele pelo qual o direito é garantido, transgredindo normas. Tendo então, efeito concreto. Já o sentido subjetivo, é a faculdade de agir segundo a sua vontade e princípios, ou seja, é a sua vontade de exercer os seus direitos. Sendo então, uma questão particular.
Logo, o ser humano pelo direito objetivo tem os seus direitos garantidos, mas necessita procurar saber e ter a vontade de exercê-los