Praia Grande
A Praia Grande é um município da microrregião de Santos, situada na região metropolitana da baixada Santista, e é uma das praias mais movimentadas do Brasil. A Praia Grande, junto com os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Santos e São Vicente, formam a região metropolitana da Baixada Santista.
A Praia Grande é dividida em três distritos: o Distrito sede, onde ficam localizados os “bairros litorâneos”; o Distrito de Samaná, onde a chamada “região serrana de Samaná” se localiza; e o distrito de Solemar, próximo à divisa com Mongaguá, com os “bairros periféricos”.
A região foi uma das primeiras a serem colonizadas pelos portugueses no Brasil. Ate a chegada dos portugueses, no século XVI, as terras eram ocupadas pelos índios tupiniquins, onde o primeiro nome dado ao município foi Paebuçu, vindo do tupi: “Porto Grande”.
Pontos Turísticos da Praia Grande
Portinho
É um parque tradicional de encontro de grupos de amigos e familiares. ele fica a margem do mar pequeno , onde há um píer de 150 metros para pesca e locação de barco.
Fortaleza de Itaipu
A construção esta erguida a mais de 100 anos. O edifício foi construído em 1902, onde marca o nascimento da Praia Grande. Nela é possível visualizar toda a entrada da baia de santos e visitar a unidade que abriga o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe). A fortaleza ainda ariga uma das ultimas reservas de Mata Atlântica do Estado.
Memorial dos Voluntários da Paz (Praça das Cabeças)
A Praça da Paz foi inaugurada em 2006 e possui com espaço de 58 metros de diâmetro com sete esculturas, representando personagens históricos que foram defensores da paz mundial. Cada estatua tem dez metros de altura e cerca de 30 toneladas, feitas de aço, carbono e ferro. O escultor Gilmar Pinna, esculpiu a face do Sergio Vieira de Mello, Jesus, Maria( mae de Jesus), João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Gandhi e Mandela. Esta praça é popularmente