História da Educação em Praia Grande 1970 a 1990
História da Educação em Praia Grande 1970 a 1990
Monitoria
Aline Gaspar, Alyne Sieiro, Anita, Fernanda Reis, Maria Aparecida.
13/05/2013
História da Educação de Praia Grande – 1970 a 1990.
Praia grande começa a se desenvolver a partir de sua emancipação de São Vicente, em 19 de Janeiro de 1967. A cidade acelerou levemente seu ritmo de crescimento, ganhando maior qualidade em seus serviços públicos, dada a proximidade do poder municipal com os interesses da população local.
A cidade manteve um desenvolvimento contínuo tanto em relação às obras públicas de embelezamento quanto sociais e tecnológicas como a construção de diversas escolas.
Na pesquisa que segue, encontramos registros da primeira escola de Praia Grande datada no ano de 1970, foi inaugurada no bairro do Jardim Guilhermina, conhecida como Escola do Tio Batista, em homenagem ao morador do bairro, que continua atendendo a comunidade nos dia de hoje. Surgi também a Escola Estadual de Vila Mirim e a Escola Vila Sônia, atendendo centenas de famílias que se radicaram e jamais pensaram em se mudar.
Em 1971 surgi à primeira faculdade de Praia Grande, no bairro do Jardim Quietude, segundo o deputado Del Bosto Amaral, o centro de estudos universitário de Praia Grande recebeu doação de uma área para construir a faculdade. A instituição chegou a contar com cerca de 500 alunos, dos quais 130 concluíram seu curso, embora não tenham recebido seus diplomas.
Foram encaminhadas denuncias pelos alunos ao Departamento de Assuntos Universitários do MEC, declarou-se a insolvência, não se sabe se real ou fictícia, funcionários e professores foram demitidos, e a instituição foi fechada por ordem judicial.
Nome da Faculdade: Gestão de Estudo Universitária de Praia Grande.
Cursos: Pedagogia, Estudos Sociais, Comércio Exterior, Turismo e Segurança Industrial.
Em 1973 o prefeito Heraldo Santos Neves assinou a ordem de serviço criando o Conselho Municipal do Mobral. O Mobral funcionou em