a luta pelo direito
A luta pelo direito é um livro esplêndido, Ihering nos mostra um direito claro e apaixonante. Seu livro enquadra-se na escola Jurídica, pois ao se tratar de direito, através da Sociologia, o fato social, entendemos que o direito era produto da sociedade dos homens e não das leis ditadas por um soberano.
O autor entende que o Fim do Direito se baseava na Paz, para alcança-la seria necessário à luta. “A Paz é o Termo do Direito e a Luta o meio de Obtê-lo”. Sem a luta o direito jamais seria adquirido, a luta é a própria essência do direito.
O Direito contem um duplo sentido, o sentido objetivo é o conjunto de princípios de direito em vigor, e o sentido subjetivo é o precipitado da regra abstrata no direito concreto da pessoa. A luta pelo Direito tem enfoque no direito subjetivo, mas não subestima a atuação do direito objetivo. Se tratando do Estado, ele só conseguirá manter a ordem se lutar contra a anarquia que o ataca.
A luta pelo Direito consiste justamente em ao defender o Direito individual, estará a proteger o direito de toda coletividade. Quem quer salvar o mundo, tem de começar salvando um individuo de cada vez, através dessa frase o autor nos expressa que todo individuo deve fazer sua própria vida, honra moral e etc. Ao defender nosso Direito estamos defendendo todo o Direito. O interesse e as consequências de seus atos vão além de si só, eles atingem toda nação.
Ihering expressa claramente que o Direto não é apenas uma teoria, mais também uma força viva, podendo se dizer que é uma luta infinita pela justiça, onde seu bem maior é alcançar a Paz Social.