EQUIPAMENTO PROTEÇÃO INDIVIDUAL
CAMPUS DE JOAÇABA
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
PROTEÇÃO MEMBROS SUPERIORES
Joaçaba
2013
1. INTRODUÇÃO
Atualmente a qualidade de condições de trabalho é uma exigência com a qual as empresas convivem diariamente. Os consumidores estão tomando consciência de seus direitos e já não escolhem um produto ou serviço apenas pelo preço. A qualidade tornou-se fator de suma importância numa decisão de compra e, constitui grande diferencial de uma empresa em relação a outra.
Muitas empresas parecem estar despertando para a realidade de hoje em que a qualidade é uma exigência da qual não podem fugir. Entretanto, deixam muito a desejar quando não fazem uma interação entre qualidade e um eficiente programa de segurança. As pessoas são os agentes dinamizadores da organização e é utópico pensar que possam desempenhar, de modo eficiente, suas atribuições se o próprio ambiente de trabalho não lhes proporciona segurança.
Não pode existir qualidade onde há insegurança. A qualidade de uma empresa depende, primordialmente, dos seus recursos humanos e, levando-se em conta que o medo é uma das mais fortes emoções, é inconcebível pensar que um operário possa desempenhar de maneira satisfatória, suas funções, em um ambiente que não inspira segurança.
Assim, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da segurança no trabalho e a necessidade da utilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s), para a proteção dos membros superiores.
2. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
De acordo com a Norma Regulamentadora NR 6 (2011, p. 1), considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, qualquer dispositivo ou produto, de uso individual usado pelo trabalhador, destinado para a sua proteção quando de riscos suscetíveis ameaçar sua segurança e a saúde no trabalho.
O Equipamento Conjugado de Proteção Individual, é todo aquele composto por vários