Equipamentos de Proteção Individual
E
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Riscos Ambientais
• São diversos riscos nos locais de trabalho, que possam vir a comprometer a segurança do trabalhador, o andamento normal de uma atividade e/ ou processo, bem como a qualidade de um produto.
•São considerados riscos ou agentes agressivos, químicos, físicos, biológicos, ergonômicos, e de acidentes, os que possam trazer ou ocasionar danos à saúde do trabalhador, nos ambientes de trabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição ao agente.
• Podem afetar a saúde do trabalhador a curto, médio e longo prazos, provocando lesões imediatas e/ou doenças chamadas profissionais e/ou do trabalhado.
MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA
E
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Medidas de Controle
Devem ser estabelecidos estudos, pesquisas para implantação de medidas de controle eficazes ao sistema.
Identificar os riscos inspeções de segurança análise de riscos investigação de acidentes análise de acidentes investigações de potenciais
(pró-ativa)
(pró-ativa)
(reativa)
(reativa)
(pró-ativa / reativa)
Controlar os riscos eliminação dos riscos neutralização dos riscos - (EPI / EPC) sinalização dos riscos
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
1. Eliminação dos riscos:
Compreende a aplicação de medidas de controle específicas, para estabelecer a eficácia n operação dos processos, buscando ainda viabilização técnica e econômica para a sua eliminação.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
2. Neutralização do Risco:
Identificando-se a impossibilidade temporária ou definitiva, para a eliminação do risco, deve-se implantar medidas de proteção coletiva (MCP), a fim de beneficiar os trabalhadores isolando-os do risco. Se as medidas coletivas não forem suficientes, faz-se adoção dos EPIs.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
3. Sinalização de Riscos:
É um recurso utilizado, quando não existem alternativas imediatas, para a eliminação ou neutralização do risco, por uso de